Amor ou Dependência?
- helderlukelo
- 27 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2022
Amor ou Dependência? dependência é oposto do amor. Amor é quando me sinto bem comigo mesmo. Ser quem eu sou, me sentir útil e completa e dependente do outro.

De acordo com Drª Ana Beatriz, quando a uma dúvida ou questionamento se o que você está sentido é amor ou dependência, é certo que isso não é amor..
“Amor é quando me sinto bem comigo mesmo. Ser quem eu sou, me sentir útil e completa e dependente do outro.”
O que é amor?
Aristófanes diz que quando se ama, se um, um no amor e que tem que estar em sintonia.
Seria o amor um estado?
Geralmente quando se fala em amor, surge logo a ideia de um amor romântico. E a partir dessa ideia que, pensamos que só encontramos o um amor quando achamos uma pessoa que vai nos proporcionar o melhor prazer sexual, aconchego e cuidado da melhor maneira possível.
Entretanto, não existem pessoas que vão te dar tudo isso o tempo todo. Visto que o amor não depende do outro, o amor é um estado de espírito, algo que nós atingimos.
Amor é algo muito diferente, eu posso amar mesmo não estando amando alguém (uma pessoa). O amor nos faz sentir pleno, o que para Nietzsche, todo amor é amor próprio.
Amor correspondido, amor bilateral é quando encontramos pessoas no mesmo estado de espírito.
Dependência é oposto do amor. Amor é quando me sinto bem comigo mesmo. Ser quem eu sou, me sentir útil e completa e dependente do outro.
A dependência está na contramão, no campo da dependência, nós achamos que só existimos por causa do outro, se o outro der seu amor, se o outro cuidar de mim, a dependência tira de nós o que tem de pior. O amor sempre ressalta o que temos de melhor.
Na dependência, nós fazemos as coisas com medo de perder esse alguém, desse modo você não está no campo do amor, você está no campo do medo (dependência), isso não é amor, ou seja, sempre que você está fazendo as coisas com medo isso não é amor é medo.
Amar é se deu certo tudo bem, se não deu, estou bem comigo mesmo e com a vida. Ressalta-se também que a dependência afetiva, atua no cérebro como se fosse uma dependência de droga (álcool, cocaína e heroína).
Pode chegar ao ponto que na cabeça da pessoa, ele(a) achava que não vive sem o outro, não consegue trabalhar etc.
A relação entre amor e paixão, a paixão é uma dependência temporária. Já o amor é uma sequência de ações construída ao longo do tempo.
No cristianismo o amor está direcionado ao outro e que através do amor que se tem a liberdade, porque a liberdade é o fundamento do amor.
Amor não vem do outro, está em nós mesmo e de nós é dirigido para os outros, é um estado a ser atingido. Mas para alcançar esse estado, essas três perguntas precisam ser respondidas: quem é você? qual é o sentido da sua vida e o seu propósito?
E na busca da sua essência pode encontrar alguém que esteja na mesma sintonia. De maneira que você pode achar alguém para a sua vida ou você ser alguém na vida de outro. Devemos ter muito cuidado quando nós queremos buscar pessoas para o sucesso de nossa vida, como fórmula de felicidade é arriscado, porque pode gerar frustração.
Desse modo, o autoconhecimento nos ajuda a fazer as melhores escolhas. Saber escolher, é não ficar no desespero de querer ser escolhida.
Comments